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domingo, 27 de fevereiro de 2011

Carnaval na visão de Henri-Julien-Félix Rousseau. A Carnival Evening- 1888


A Carnival Evening- 1888.Rousseau.
A noite de Carnaval na visão do pintor destaca-se pela simplicidade expressa na tecnica naif, a qual não transparece o academicismo artistico.Em contra partida visualisa-se a poesia, a excentricidade e uma ingenuidade propria do estilo.
Um Carnaval tranquilo, mas ligado ao amor do que a sensualidade. Um caminho que conduz a festa, entre mata e lua cheia.Seria o carnaval a festa dos enamorados?

Arte em foco: Di Cavalcante e Drumond, sobre Carnaval


Emiliano Di Cavalcanti, Carnaval, 1960
Mulatas, malandro, linhas, cores, formas...
Este conjunto de elementos traz a tona a sensualidade e o gingado,
presentes no Carnaval Brasileiro.Poesia brasieleira sobre o cotidiano,
entre cores e pinceladas.

Poesia em prosa
Fala Drumond
Alegria, Entre Cinzas

(…)
Milhares e milhares e milhares
de passistas sambistas bateristas
servidores de um rei que pula e não castiga,
tiram a pestana suficiente
para emendar a festa com o batente.
Pequeno Luis Rei de França do Salgueiro
despe a magnificência, pede a bênção
ao pai, bombeiro hidráulico, na oficina.

(….)
Que mortes vegetais o grão desfile
foi lavrando no corpo da cidade?
Que atropelos , atrasos, prejuízos
dançaram de ciranda-confusão,
para que açafatas e marqueses
surrealistas de uma noite
deslumbrassem turistas-privilégio
em arquibancadas equipadas
com sanitários fiberglass
que em lugar nenhum outro aos joões-brandões
atendem no momento de aflição?

Agora, pausa para um descanso, ate que rufem novamente os tambores. Drumond minimiza os efeitos do carnaval pela penitencia, pelo convite a espiritualidade:

(..)
Cinza, cinza redentora
de todos os pecados contra o gosto
cometidos e a cometer em nome da alegria
( essa senhora tão ausente
dos programas alegres).
Ainda de pareôs, sarongs, camisetas
suados de pular, hoje caídos
no chão cinza do quarto
ressonam meus irmãos.
Que bocejo de festa cansadeira
No bustier de lenço drapejado.
Lamê enlameado na sarjeta.
Strass.
Stress.
Liza Minelli passou entre passistas?
Frank Sinatra não veio, como sempre.
O mundo-melhor de Pixinguinha
e o mundo-melhor dos utopistas
dissolvem-se na mesma inconclusão.
De qualquer modo, irmãos, amigos meus,
Ouçamos a palavra que em Mateus
(VI-160) está gravada:
“ Não vos entristeçais como os hipócritas…”
Há sempre uma promessa de alegria.

Carnaval aos olhos de Jean Miró: Carnaval de Arlequim



Obra de formas curvas, linhas fluidas e com muitas cores do artista Juan Miró, mágico do cubismo surrealista, "Carnaval de Arlequim",Galeria Albright-Knox. Os traços são nitidos e as formas sinceras, mas de dificil interpretação.Demonstrando muitas inquietações retratadas pictoricamente.
Qual a visão do pintor acerca do carnaval? O que esta no inconsciente do artista? O que seria Carnaval do Arlequim?
A obra é feita de docilidade, candidez e ternura, sentimentos cristalizados na cor azul e nos traços infantis.Mas marcada por figuras de outras cores, demarcando oposição. Sem medo de criticas e sem uso de subterfugios.
Quais são as travessuras do Arlequim?
Quem é Arlequim, afinal? Uma criança travessa ou um tórrido amante?
Na literatura, Colombina troca o romantico pelo quente e lascivo Arlequim,mas continua sonhando com o Pierrot apaixonado.Ela vive o conflito entre o amor tranquilo e sonhador em oposição a paixão, ao desejo, o frisson.
Arlequim seria o protótipo do carnaval, da efervecencia, da luxuria em oposição ao romantismo, expresso na mistura de formas e tintas, básicas, se contrapondo ao azul? Ou o delirio da Colombina, tentando ter os dois amores(magia e desejo) em um só?

O Carnaval representado por Pieter Brugel.


Recorte, cena, de "The Fight Between Carnival and Lent", que representa a quaresma. Momento em que a igreja(quaresma, personificada por um homem vestido de freira), se contrapondo ao carnaval(personificado pelo bebado e glutão) propõe a purificação espiritual, representada pela troca da carne pelo peixe.Ao mesmo tempo representa a mudança de cozinha em face da chegada do inverno, em que os animais se tornam escassos, gerando mudança de hábitos alimentares.


The Fight Between Carnival and Lent, pintado por Pieter Brugel(pintor flamengo), em 1559, em óleo sobre tela, nos conduz a observancia da sociedade européia moderna e aos contrastes entre religiosidade e paganismo.
De um lado a igreja. Pessoas supostamente religiosas,representadas pelas vestimentas, se purificando espiritualmente, aparentemente se abstendo de comer e beber(deduz-se pela presença marcante de peixes e de vinho no outro lado da cena) e crianças brincando.
Do outro lado a pousada e as pessoas observando o corso,marcadamente representado pelo homem gordo, sentado em um barril de vinho e a procissão de pessoas e carros alegóricos.Especialmente o carro que traz o barril de vinho e o homem gordo.
Ao meio um buraco que representa a junção de diferntes segmentos da comunidade.