arTeira trakkinna

segunda-feira, 23 de julho de 2012

SÃO JOÃO EM CAMPINA GRANDE

ESTAÇÃO VELHA
Daqui parte o trem do forró, lotado de turistas, no inicio da manhã. Em cada vagão um trio de forró, numa viagem de cerca de uma hora.
As pessoas dançam e se divertem, num percurso que vai do centro da cidade até Galante, distrito municipal de Campina Grande.
O desembarque na zona rural é regado a muito forró, comidas típicas, paqueras e azaração, por todo o dia.
Ao entardecer o trem retorna à cidade, mais animado do que saíra, deixando os forrozeiros no pronto para adentrarem ao parque do povo, para mais uma noitada de frenesi.








ATRAÇÕES




Pelo parque do povo passam atrações importantes da cultura nordestina e também de outras regiões. No parque há um palco principal, no qual se apresentam as grandes atrações, uma pirâmide cultural, onde se apresentam grupos de danças e onde acontece o forró do risca faca ( uma alusão ao forró livre, meio que marginalizado ). Além disto há diversas ilhas de forró espalhadas pela área. Em cada uma delas há revesamento de trios regionais. Nestas ilhas não se entra desacompanhado. Só casal e tem que dançar.

DECORAÇÃO DA PARTE POSTERIOR DA PIRÂMIDE. NESTE ANO A DECORAÇÃO HOMENAGEOU LUIZ GONZAGA

CASAMENTO COLETIVO
É TRADIÇÃO. No dia 12, dia dos namorados, em todos os anos, há um casamento coletivo na pirâmide do forró. São cerca de cem casais que têm oportunidade de legalizarem uniões já estabelecidas. Estes casais ganham não só o casamento, mas também as indumentárias e um enorme bolo.


ÁREA DE CAMAROTES

PARQUE DO POVO, VISTA PANORÂMICA


QUEIMA DE FOGOS

O POVO VAI AO DELÍRIO


QUADRILHA MOLEKA SEM VERGONHA


Durante os 30 dias de festa há apresentações de grupos de dança, especialmente de quadrilhas. Estes grupos passam o ano inteiro se preparando para as apresentações.

São agremiações registradas que funcionam como as Escolas de Samba do Rio de Janeiro e São Paulo, guardadas as devidas proporções. Além de ensaiarem o ano inteiro, criam verdadeiras obras de arte para os figurinos e cenários.
Toda noite há apresentações e eliminatórias, a principio da cidade, depois estaduais e chegando a regionalização.
A Moleka Sem Vergonha tem se destacado como uma grande agremiação. Ano passado representou o Nordeste no "Criança Esperança" da Rede Globo e este ano arrematou vários prêmios.
O tema da quadrilha era o fogo e como podemos ver nas fotos tanto as vestimentas quanto a coreografia nos remetia ao tema.








Nenhum comentário: