arTeira trakkinna

domingo, 1 de julho de 2012

COMPORTAMENTO:Relacionamento via internet X Relacionamento real




























Relacionamento via internet X Relacionamento real


Para analisarmos os relacionamentos na net necessitamos, antes de tudo, pensar nas diferenças e nos aspectos em comum que há entre relacionamentos reais, presenciais (como conceituou o John Suller, in-person relationships) e relacionamentos virtuais. Para este psicólogo, o real se dá pela aproximação física, pelo contato físico, entre duas pessoas e a virtual se dá pela mediação do computador.
Entendo que ambos os relacionamentos pressupõem comunicação e interações. Muito embora no virtual você possa pensar melhor, elaborar as ideias, ver o que deve ou não ser dito, pois existe a possibilidade do discurso ser lido, relido e respondido sem a presença do (a) locutor/interlocutor. Isto na perspectiva de correio eletrônico e das possibilidades para se arquivar conversas para futuras leituras. A comunicação e as interações virtuais favorecem ainda na escolha de palavras bem articuladas, pois permite um tempinho para deixar fluir o pensamento. Os impulsos são minimizados.
Entendo que o que diferencia também são as impossibilidades do toque, do olfato e do paladar.
Entretanto, tenho em mente, que somos o que somos em qualquer um desses relacionamentos. A não ser que haja uma patologia como a psicopatia envolvida nesta trama. Pois, realmente o (a) psicopata age friamente, pensando e repensando, sem sentimentos, sobre cada um dos seus passos e quando deixa rastro é porque desafia as pessoas a descobrirem quem está por trás de seus atos.
Acredito que quem se esconde atrás de falsas promessas, de mentiras desmedidas, quem programa conversas e quem não diz o que realmente pensa no mundo virtual também o faz no mundo real. A diferença é que há certa parcimônia, para que o intuito não apreça tão rapidamente. Por outro lado, quem não diz o que deseja e quem esconde pensamentos também o faz por um desejo que só faz sentido em conformidade com seus sentimentos, portanto para si mesmo (a).
Portanto, acho mais fácil as pessoas dizerem o que realmente querem na comunicação virtual. Até porque há emoções que podem ser suprimidas, como a inibição, por exemplo. Mas, assim como na comunicação presente, há como outros sentimentos que subjazem nas palavras, frases, enfim no texto. Como: indiferença, ciúme, ódio, decepção, raiva, expectativas, crenças, felicidade, etc.


Nenhum comentário: