arTeira trakkinna

terça-feira, 25 de maio de 2010

ARTE



INTERSEÇÃO ENTRE ARTE E ARTESANATO: O ERUDITO E O POPULAR EM SINTONIA

Pieter Brueghel (1525-1567), festejado pintor holandês, deixou-nos gravado em uma de suas obras-primas (Jogos de crianças, 1560) um verdadeiro estudo antropológico sobre as brincadeiras pertencentes ao universo da cultura lúdica infantil do século XVI.

ARTE VERSUS ARTESANATO


Estamos em plena efervescência de tecnologias da informação e da comunicação e qualquer que seja o conceito a ser discutido, hoje, principalmente no âmbito das Ciências Sociais, a meu ver, deve ter como ponto de partida esta realidade subjacente às relações sociais vigentes e globalizadas.
Neste contexto como visualizar o que é Arte e o que é artesanato? O que os diferenciam e o que os une?
Para MONTAGU, "a cultura é a criação conjunta do indivíduo e da sociedade, que interagem mútua e reciprocamente, para se servirem, manterem, sustentarem e desenvolverem um ao outro." ( p. 131)...e tudo o que um determinado grupo de pessoas, que vivem junto como uma população em funcionamento, aprendeu a fazer como seres humanos, o seu modo de vida, em suma, deve ser considerado como cultura." (p. 14)
É preciso, portanto, entender que num processo de globalização somos um todo, um grupo, e, ao mesmo tempo parte, formando outros grupos. Entendendo por este lado temos uma cultura conjunta global e uma cultura de grupos, mais específicos.
Em que ponto então vamos encontrar a interseção entre cultura popular e cultura erudita?
Ao mesmo tempo temos que pensar que a cultura pode ser popular, muito mais relacionada ao folclore, portanto, supostamente de determinados grupos, mas influenciada pela atual realidade tecnológica e de informação, focada mais na transformação do que na extinção. Pensar também no conceito de cultura erudita, passando também por diversas transformações.
Neste contexto, onde vamos localizar a diferença entre arte e artesanato?
A arte e artesanato são, antes de tudo, os trabalhos de pessoas, realizados com interesses diversos.
A meu ver, o que os diferencia é o local especifico dentro da sociedade. O artesanato tem um sentido prático, porém com caráter mais coletivo, uma função de um individuo ou grupo social. Já a arte, além de manter o caráter estético, que também podemos encontrar no artesanato, me parece ser mais individual, mais subjetivo, embora na interseção com o artesanato possa ser definido como erudito ou popular.

Bibliografia
MONTAGU, Ashley. Introdução à antropologia. São Paulo: Cultrix, 1972.

Nenhum comentário: