O Móbile
Planejamento e execução: Ana Lucia de Souza Silva
Estratégia: recitação
Turma: Todos os alunos da Escola, por turma.
A alegria e a liberdade são sentimentos presentes no poema, através da comparação entre palhaços e meninos, expressos no ato de dançar (movimento do móbile no ar). Por outro lado a sonoridade das rimas e a alusão ao ato de tocar instrumentos.
A fantasia, a curiosidade, a travessura e a calmaria da criança também se fazem presentes no poema.
Aquecimento
-Conversa informal sobre móbiles e sobre palhaços;
-Escrita do poema, pela professora, em um móbile contendo quatro palhaços;
-Apresentação do móbile;
-Observação dos movimentos do móbile
Leitura e desdobramentos
-Recitação do poema, pela professora, vestida de palhaço, fazendo palhaçadas, tentando tocar o móbile;
-Apresentação do livro de Sergio Caparelli, 111 Poemas para crianças e convite a uma viagem pela magia das rimas, da sonoridade, da fantasia, da poesia que os poemas provocam.
111 Poemas para crianças. Sérgio Caparelli. L&PM. Porto Alegre