Vivencia de “Roda de Leitura”
Aquecimento
· Conversa informal sobre memórias (fatos, objetos, músicas, etc.);
· Tapete de memórias (todos colocam suas memórias no tapete)solicitadas antecipadamente;
· A (o) leitor (a) convida, aos que quiserem, a falar de suas memórias;
· A(o) leitor (a) também fala de suas memórias, apresentando algo concreto para o grupo;
· Apresentação de uma caixa mágica (com algo subjetivo- neste caso o amor) para o grupo descobrir o que tem dentro, cada um pode fazer três perguntas, cujas respostas sejam apenas sim ou não, para chegarem à resposta.
Desdobramento
· Leitura, em voz alta, com boa entonação, do livro “O Homem Que Amava Caixas” de Stephen Michael King;
· Solicitar que pensem em atividades para continuar o desdobramento da leitura, como por exemplo,a construção coletiva de um castelo com muitas caixas, trazidas por todos.
· Observar como percebem a relação entre amor, caixas, pai e filho.
O homem tinha um filho
O filho amava o homem
e o homem amava caixas.
Caixas grandes
caixas redondas
caixas pequenas
caixas altas
todos os tipos de caixas!
O homem tinha dificuldade em dizer ao filho que o amava; então, com suas caixas, ele começou a construir coisas para seu filho.
Ele era perito em fazer castelos
e seus aviões sempre voavam...
a não ser, claro, que chovesse.
As caixas apareciam de repente, quando os amigos chegavam, e, nessas caixas, eles brincavam...
e brincavam...
e brincavam.
A maioria das pessoas achava que o homem era muito estranho.
Os velhos apontavam para ele.
As velhas olhavam zangadas para ele.
Seus vizinhos riam dele pelas costas.
Mas nada disso preocupava o homem,
porque ele sabia que tinham encontrado uma maneira especial de compartilharem...
o amor de um pelo outro.
Stephen Michael King
Nenhum comentário:
Postar um comentário