FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I USO DOS NOVOS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULAAGENDA PROGRAMADA 1. Dinâmica: casa, morador, terremoto; 2. Dança do cordão 3. Viagem por vários países; 4. Leitura Compartilhada: O professor do futuro; O estudante do futuro. O Professor do Futuro Gabriel Perissé "Para ensinarmos um aluno a inventar precisamos mostrar-lhe que ele já possui a capacidade de descobrir" (palavras do filósofo-poeta Gaston Bachelard). O professor, como os artistas, provoca o amor pelo conhecimento, um amor que já existia em nós, mas estava adormecido. O professor, como os profetas, desencadeia um processo de descoberta pessoal que, por sua vez, ativa nosso poder criador. Desencadear é retirar o cadeado. O professor liberta seu aluno. E os melhores alunos largam as mãos do mestre, depois de descobrir sua capacidade de andar sozinhos, de correr sozinhos, de voar mais alto. Muitos estudantes andam presos, e por isso deixam de andar. Estão paralisados pelo medo, pela falta de horizontes. Estão perplexos, olhando sem ver, ouvindo sem escutar, falando sem dizer, lendo sem entender, escrevendo sem pensar. Muitos estudantes estão na cadeia do desânimo, não sabem abrir caminhos com a força dos seus passos. Muitos estudantes são vítimas de uma reação em cadeia. Não agem, só reagem. Mal se defendem do mal. Passam de ano sem passar. Passam sem pensar. São passados para trás. Sem saber por que, e por quem. Passam mas não ficam. Ou passam e continuam presos ao passado. O professor do futuro (e do sempre) deve ensinar, no presente, não o método que passa (e até faz passar...), mas a alma que permanece. Deve ensinar, não a única resposta certa em meio à múltipla desescolha, mas a capacidade de cometer erros criativos, de ver que um fracasso, didaticamente, vale mil sucessos. Ensinar, não a opção correta, a única porteira pela qual a boiada passa, de cabeça baixa, para o matadouro, mas a coragem de pular no escuro (se for preciso), e com os olhos abertos. Transmitir, não o conhecimento mastigado, a ração, mas despertar no aluno a vontade de mastigar por conta própria, de usar a razão, de saborear conhecimentos tradicionais e inéditos. O professor do futuro ensina, não o caminho das pedras, mas o amor às pedras que existem em todos os caminhos. O verdadeiro professor é um inspirador. Suas aulas são poéticas, proféticas. Não hipnotizam, acordam. Não cansam, desafiam. Não anestesiam, fazem refletir. O professor inspira confiança, inspira o desejo de chegarmos a ser deuses. O professor do futuro torna o futuro mais real que a banal ilusão... desilusão que alguns chamam de realidade. Gabriel Perissé é autor dos livros "LER, PENSAR E ESCREVER" e o "LEITOR CRIATIVO" Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/~edpaes/prof-fut.htm O estudante do futuro - Gabriel Perissé O estudante do futuro é todo aquele que desenvolve a capacidade de descobrir, com entusiasmo crescente, novos aspectos da realidade. O estudante do futuro afasta de si o tédio, esta sensação imobilizadora. Porque o entediado não entende, e não consegue estender um dedo em direção ao conhecimento. O estudante do futuro considera tudo interessante porque ele mesmo se tornou uma pessoa interessada. O estudante do futuro é, por definição, adepto da estudiosidade, virtude de quem não precisa ser obrigado a mergulhar nos livros, a ouvir palestras, a assistir a filmes e peças de teatro com olhos (e ouvidos) de quem observa e absorve novas lições. Studium , em latim, é dedicação, gosto, amor. Studium fallens laborem : o verdadeiro trabalho de estudar é tão apaixonante que o estudante estudioso não sente o menor cansaço. O estudante do futuro larga as mãos do mestre que o ensinou a andar, pois descobriu que pode andar sozinho, correr veloz, voar mais alto. O estudante do futuro sabe que muitos colegas seus andam presos, não saem do lugar em que foram plantados, estão sem horizontes. Por isso, decidiu olhar com olhos de ver, ouvir com ouvidos de escutar, falar com palavras pensantes, ler com a ousadia da imaginação, escrever com idéias vivas. O estudante do futuro abre caminhos com a força dos seus passos. Não tem medo de errar, porque aprendeu que errar é mais do que humano, é humaníssimo, é condição para acertar com precisão, vencer com humildade, progredir com inteligência, opor-se à mediocridade, essa "amiga" que nos espera sempre de braços abertos. Aprender é ter a coragem de saltar para a luz, de olhos abertos. O estudante do futuro prefere a incômoda sensação de que não sabe, para, aprendendo, experimentar a deliciosa certeza de que ainda não sabia. O estudante do futuro deseja aprender, não apenas o caminho das pedras, mas a beleza das pedras que fazem existir todos os caminhos. Seu modo de ir à escola, de estar na faculdade, de freqüentar um curso qualquer, de participar de um congresso nada tem de escravo, de rotineiro. E ele exige professores que inspirem confiança, que lhe despertem a convicção de que é possível chegarmos a ser deuses. O estudante do futuro não perde tempo porque, estudando, não sente o tempo passar. O estudante do futuro já chegou lá. Gabriel Perissé é autor dos livros "LER, PENSAR E ESCREVER" e o "LEITOR CRIATIVO" Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/~edpaes/prof-fut.htm 5. Aula expositiva: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O EXERCÍCIO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 6. Roda de leitura • Aquecimento: • Desdobramento: Leitura do livro “O Olho da Menina” 7. Uso de recursos audiovisuais na sala de aula: slide 8. Trabalho em grupo: 20 dicas... 9. Usando o Pc para pesquisar: blogs • Projeto carnaval; • Projeto casa 10. Aula de arte, usando data show: Ronda Infantil (1932), de Candido Portinari Pieter Brueghel, Jogos de Criança, 1560 11. Planejamento de uma seqüência de aula utilizando recursos audiovisuais; 12. Avaliação 13. Dinâmica final 14. Avaliação O estudante do futuro - Gabriel Perissé O estudante do futuro é todo aquele que desenvolve a capacidade de descobrir, com entusiasmo crescente, novos aspectos da realidade. O estudante do futuro afasta de si o tédio, esta sensação imobilizadora. Porque o entediado não entende, e não consegue estender um dedo em direção ao conhecimento. O estudante do futuro considera tudo interessante porque ele mesmo se tornou uma pessoa interessada. O estudante do futuro é, por definição, adepto da estudiosidade, virtude de quem não precisa ser obrigado a mergulhar nos livros, a ouvir palestras, a assistir a filmes e peças de teatro com olhos (e ouvidos) de quem observa e absorve novas lições. Studium , em latim, é dedicação, gosto, amor. Studium fallens laborem : o verdadeiro trabalho de estudar é tão apaixonante que o estudante estudioso não sente o menor cansaço. O estudante do futuro larga as mãos do mestre que o ensinou a andar, pois descobriu que pode andar sozinho, correr veloz, voar mais alto. O estudante do futuro sabe que muitos colegas seus andam presos, não saem do lugar em que foram plantados, estão sem horizontes. Por isso, decidiu olhar com olhos de ver, ouvir com ouvidos de escutar, falar com palavras pensantes, ler com a ousadia da imaginação, escrever com idéias vivas. O estudante do futuro abre caminhos com a força dos seus passos. Não tem medo de errar, porque aprendeu que errar é mais do que humano, é humaníssimo, é condição para acertar com precisão, vencer com humildade, progredir com inteligência, opor-se à mediocridade, essa "amiga" que nos espera sempre de braços abertos. Aprender é ter a coragem de saltar para a luz, de olhos abertos. O estudante do futuro prefere a incômoda sensação de que não sabe, para, aprendendo, experimentar a deliciosa certeza de que ainda não sabia. O estudante do futuro deseja aprender, não apenas o caminho das pedras, mas a beleza das pedras que fazem existir todos os caminhos. Seu modo de ir à escola, de estar na faculdade, de freqüentar um curso qualquer, de participar de um congresso nada tem de escravo, de rotineiro. E ele exige professores que inspirem confiança, que lhe despertem a convicção de que é possível chegarmos a ser deuses. O estudante do futuro não perde tempo porque, estudando, não sente o tempo passar. O estudante do futuro já chegou lá. Gabriel Perissé é autor dos livros "LER, PENSAR E ESCREVER" e o "LEITOR CRIATIVO" Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/~edpaes/prof-fut.htm http://www.correiocidadania.com.br 14.
domingo, 11 de março de 2012
formação de professores-Pilar, Paraiba
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